A JPR leva a sério a Responsabilidade Ambiental

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Sabendo da importância do cuidado e preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade nos dias de hoje e estando ciente da crescente exigência do mercado em relação às boas práticas nesta temática, a José Peixoto Rodrigues & Cª, Lda tem vindo a implementar soluções inovadoras que coloquem a Responsabilidade Ambiental no centro de todas as tomadas de decisão. Neste artigo, são elencados alguns exemplos.

 

Energia

A JPR removeu por completo a cobertura de amianto existente no pavilhão 4, substituindo-a por painéis sandwich. Esta troca possibilitou a penetração de mais luz natural – essencial em contexto laboral – diminuindo assim as necessidades de consumo de energia elétrica e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Já no campo da inovação e da sustentabilidade, a José Peixoto Rodrigues vai instalar, ainda este ano, painéis fotovoltaicos na cobertura do Pavilhão 1.  São painéis para produção de energia elétrica que vão trazer benefícios não só na fatura energética, mas também pelo baixo impacto ambiental gerado. Diferenciam-se do modo tradicional na medida em que são explorados recursos naturais que não transmitem qualquer tipo de gases para o efeito de estufa, uma energia renovável  que provém de um recurso inesgotável – o sol.

No mesmo seguimento da modernização sustentável, a José Peixoto Rodrigues, adquiriu para este segundo trimestre um empilhador elétrico. Sendo um equipamento que não utiliza combustível, gera menos gases poluentes e também menos poluição sonora, preservando assim o bem-estar e a saúde do condutor.

 

Água

Tendo conhecimento da importância da preservação deste recurso natural escasso, a JPR tem trabalhado em estratégias para reduzir progressivamente o consumo de água. Em 2019, a empresa conseguiu atingir um nível de diminuição do consumo de água de 30%, através da instalação de fluxómetros em lavatórios, urinóis e chuveiros e também de redutores de caudal em todos os pontos de consumo e junto ao contador, com o objetivo de reduzir a pressão na rede.

 

Reciclagem

A importância dada a reciclagem e à separação de resíduos não é propriamente uma novidade e faz parte da nossa cultura empresarial.

Mas mais que isso, a JPR procura a reutilização proativa. É o caso das folhas de papel ou das capas de arquivo, cuja reutilização é feita sempre que possível e de acordo com as suas restrições. Além das poupanças de custo daí decorrentes, são uma prova do empenho, do respeito e do cuidado que a JPR tem pelo meio ambiente.

Para além das ações que já conduzem o nosso quotidiano, vai também ser implementada a reciclagem nos diferentes departamentos e pavilhões, para que os diferentes materiais possam seguir o seu caminho rumo à reutilização. Para o ano corrente, está prevista a compra de matéria-prima reciclada e certificada como proveniente de fontes sustentáveis para vários consumos da empresa como é o caso do economato, brindes ou consumíveis de impressão.

 

Conclusão

Todas estas ações não serão únicas mas contínuas, pois cada vez mais a responsabilidade ambiental será um trunfo e uma aposta que a JPR quer manter e reforçar no futuro.