semana_da_solidariedade_centro_social_Padre David Oliveira_JPR

Na JPR ajudamos quem mais precisa!

Pelo segundo ano consecutivo, organizamos a “Semana da Solidariedade”, ocorrida entre os dias 02  e 11 de Maio de 2018, que consiste na recolha de bens (alimentos secos e enlatados, produtos de higiene e bem-estar, vestuário e calçado, brinquedos…) a funcionários, clientes, fornecedores, e a todos aqueles que estivessem de coração aberto.

Para nossa felicidade, conseguimos recolher 4 vezes mais do que da última vez!

Os bens foram entregues a uma instituição escolhida pela nossa empresa, o Centro Social Padre David De Oliveira Martins, sediado em Ruilhe, que tem várias valências como o acolhimento a crianças, jovens e residencial para Idosos; Centro de Dia de Idosos; Creche (0-3 anos); Jardim de Infância (3-6 anos) e CATL – Centro de Actividades de Tempos Livres (6-10 anos). A missão do Centro Social é receber, apoiar e garantir os direitos e necessidades das crianças, jovens, pessoas idosas e comunidade envolvente, de forma integral e personalizada.

Fomos recebidos pela Sra. Sara Cunha, que nos deu a conhecer esta instituição enorme, mais precisamente o Lar de Infância e Juventude, conhecida como “Casa de Acolhimento”. É uma casa que acolhe bebés, crianças e adolescentes em situação de perigo, integradas através de uma medida de promoção e protecção, que recebem apoio ao nível social, psicológico, acompanhamento de saúde e escolar.

Nos dias de hoje o Centro Social é a casa de cerca de 50 crianças retiradas às famílias de origem pelos mais variados motivos que impedem o crescimento saudável e harmonioso. São crianças e jovens oriundas de ambientes familiares desagregados, disfuncionais, que convivem com problemas graves como o alcoolismo, a pobreza e a mendicidade, a toxicodependência, os comportamentos desviantes e de risco (prostituição, etc.), e que são, por esse motivo, negligenciadas e/ou maltratadas em termos psicológicos, físicos e, (com muito menor expressão) sexuais.

Hoje, como ontem, o grande desafio desta obra, e de todos quantos lá vivem e trabalham é acolher, num ambiente mais familiar, estas crianças e adolescentes que precisam de apoio e, em conjunto com cada um, contribuir para formar pessoas harmoniosas, com valores éticos e morais, que sejam capazes de gerir de forma equilibrada e segura os afetos que dão e recebem, que se insiram de forma dinâmica na sociedade e no mundo do trabalho.

Esta instituição procura apoiar todas as vertentes do desenvolvimento e crescimento humano, numa lógica de substituição da família, célula de vital importância e base segura do crescimento. Por isso, cria projetos que visam trabalhar as competências nas mais diversas áreas e colmatar necessidades identificadas. Tem, neste momento, a funcionar o projeto de autonomia, o projeto de pré-autonomia e um projeto direcionado às necessidades educativas especiais.

A Casa Acolhimento conta com o apoio de muitos benfeitores que permitem melhorar a garantia do apoio dado, por isso, se for possível para si, não hesite e ajude.

Na JPR preocupamo-nos com as causas sociais e sabemos que “pequenas atitudes podem transformar vidas”, por isso, está já calendarizada outra iniciativa para inícios de Novembro deste mesmo ano.

Saiba mais no nosso site,  sobre os apoios que concedemos à cultura, solidariedade, vinicultura e desporto!